Duque de Caxias/RJ

O mundo vivia a tensão da Segunda Guerra Mundial, no início dos anos 40. No nordeste, era grande o êxodo da população fugindo da seca. Era inevitável a saída em massa do campo, com as famílias buscando trabalho e moradias na periferia das metrópoles. As grandes fazendas estavam sendo fracionadas em sítios e chácaras, com os imensos laranjais e culturas hortifrutigranjeiras transformadas em loteamentos, com grilagem de terra e ocupações irregulares. Freguesias estavam sendo transformadas em distritos e estes em municípios. No Rio de Janeiro, a Estação de Merity – que em 1931 havia sido declarado o 8º distrito de Nova Iguaçu – foi emancipada e transformada na cidade de Duque de Caxias em 31 de dezembro de 1943, durante o Estado Novo, através do Decreto nº 1055. 

O nome Caxias foi iniciativa de um antigo morador, José Luiz Machado, que queria prestar uma homenagem ao marechal Luiz Alves de Lima e Silva. Nascido na região, mais precisamente na Taquara, Lima e Silva ingressou ainda criança no Exército, no posto de cadete de Primeira Classe. Disciplinado, teve grande destaque na carreira militar. Atuou com bravura na Guerra do Paraguai, comandando batalhas sangrentas na defesa das terras brasileiras.

É galera… A partir de hoje, esta é a cidade onde irei trabalhar.

Que venha a turba!!!

3 Respostas to “Duque de Caxias/RJ”

  1. Parabéns pela “independência” Rocco,desfrutei essa liberdade por quase 10 anos e sinto muita falta desse tempo.Mas falando de coisas práticas, já comprou ou pelo menos encomendou o Mjölnir???

  2. R$ 650,00!!!!

    Vou comprar algo mais “balato” em Caxias…

    A boa e velha marreta de pedreiro! Acho que vou no “Amigão”… rsrsr

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: