Opúsculo

“Opúsculo – a paródia”. Alguém aí já leu?  Fui presa de uma atração irresistível ao ver esse livro que deixa bem claro, já na capa, suas piores intenções. Trata-se de uma paródia organizada por The  Harvard Lampoon ( um grupo inglês que eu desconhecia até então) e que já sacaneou, digo, parodiou outros “clássicos” como O Senhor dos Anéis.

O texto é descrito da perspectiva de Belle Goose ( no original Belle Swan… ) e tem como tema transversal sua obsessão por vampiros e por um pseudo vampiro em especial, Edwart Mullen.  Goose é estravagante e boba. Edwart Mullen é um nerd com personalidade esquizotípica. Todos os outros personagens parecem retardados, alguma exceção feita – claro –  ao único vampiro real da história. Propositadamente ou não deixaram de fora a única coisa boa do Crepúsculo: o Lobo… O texto parece mais um roteiro e padece de um excesso de non sense. Ademais, no ímpeto de sacanear clichês românticos,  chega a cometer uma injustiça com Jane Austen, cujas obras podem ser lidas como romances melados ou como uma profunda crítica aos costumes ingleses de certa época. Mas até aí tudo bem. Contudo ler o livro é exatamente como ver aquelas  sátiras hollywoodianas pasteurizadas ( tipo “Loucademia de Polícia” 1,2,3, etc. ). Então fiquei frustrada e a leitura foi um sacrificio. Ainda assim me arrancou uma gargalhada ( o que, pensando bem,  não é grande mérito, pois rio de quase qualquer coisa…). Por que então li até o fim? Ora, era o mínimo que eu podia fazer…Qualquer um que sacanei O Crepúsculo merece meu respeito….

10 Respostas to “Opúsculo”

  1. PHYODA Says:

    Claro que não tinha o lobo, eles sabem que isso existe mesmo. A diferença é que as paródias americanas tentam imitar os filmes originais e as referências ridicularizadoras são demasiado óbvias.
    Esse, pela descrição, não parece ser assim.

  2. Lillitthy Says:

    Realmente tá um saco isso de toda hora ter que colocar senha…….

  3. Darth Pinto Says:

    Bem, fiz algumas alterações que devem funcionar. Ramu vê…

    • Ananke Says:

      Well…. seja lá o que vc tenha feito, MESTRE DOS INFERNOS, um provável efeito colateral foi me deixar com esse avatar rosinha zangado aí do lado…
      (Se eu postar loganda aparece o meu avatar mesmo).

      Tua batata tá assando, Darth Pinto!

Deixe uma resposta

