Os problemas e os diplomatas

Vejam como a diplomacia é uma coisa curiosa. Bem usada, pode evitar uma guerra. Desperdiçada, vira palhaçada.

O tal Jérôme Valcke, secretário geral da FIFA, falou em francês que o Brasil precisa levar um “pé no traseiro” para acelerar a organização da copa de 2014. Foram as palavras de um sujeito deixando bastante claro o arrependimento da FIFA em entregar essa copa ao Brasil.

Assim como me parece evidente (embora eu não saiba francês) que a expressão “pé no traseiro” tem outra conotação na língua do biquinho, diferente da forma que usamos por aqui. No português quer dizer dispensar ou mandar embora. Pelo contexto da coisa, creio que o sentido usado foi o de levar um empurrão. O próprio Valcke tentou explicar isso, mas nem precisava.

E o detalhe: o cara ta certo. Outro dia ouvi a notícia de que a obra no estádio de PoA está parada faz 8 meses. São tempo e dinheiro jogados pela latrina. Por aqui o orçamento do Maracanã já ultrapassou a casa do bilhão! É o preço de três Engenhões!! Em SP o estádio ainda não saiu do chão. Em Natal adiaram a demolição do estádio antigo por causa do carNatal!! Show!

Mas que! Nossos representantes nem deram idéia. “Palavriado”, “linguajar chulo”, “ofensa” foram alguns dos comentários dirigidos ao cartola. Ô povo sensível! O mérito da questão em si foi pra escanteio. Ninguém sequer se lembrou da diferença entre os idiomas que expus acima.

A FIFA, claro, pediu desculpas. Entrar em atrito com o governo brasileiro a essa altura do campeonato é pedir mais problemas ainda. Mas se arrependimento matasse…

2 Respostas to “Os problemas e os diplomatas”

  1. A FIFA deveria pedir desculpas muito sinceras aos países que PERDERAM na votação para sediar a Copa do Mundo de 2014, isso sim.

  2. Falou tudo: “o mérito da questão em si foi pra escanteio”.

    Expressão usada de forma infeliz ou não, o fato é que seria de bom tom o país sair com dignidade de uma situação dessas e, em vez de se fazer de vítima ofendida, mostrar resultados …Ah, esqueci…Não tem resultado pra mostrar! Então a melhor saída é aquela dos Pinguins de Madagascar: “apenas sorriam e acenem.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: