Mais um para a retrospectiva 2011

7 Respostas to “Mais um para a retrospectiva 2011”

  1. O cara era genial.
    E o post está minimalista e elegante como um produto da Apple.

  2. Rocco Says:

    Ele merecia um registro…

  3. PHYODA Says:

    De acordo!

  4. Steve Jobs deixou o cargo de CEO da Apple nesta quarta-feira. Em 2005, ele fez um discurso na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e contou três histórias para os formandos daquele ano: sobre sua vida, carreira e sobre morte. Na introdução do discurso, Jobs conta que não se formou em uma faculdade e o mais próximo que já chegou foi aquele momento em que iria discursar.

    A primeira história contada por Jobs relata que a mãe biológica o colocou para adoção, esperando que o filho fosse morar com pessoas formadas. Jobs acabou sendo adotado por um pai que não havia completado o ensino médio e uma mãe que não havia se formado na faculdade. Jobs começou a graduação numa faculdade cara, mas sem saber o que queria fazer da vida. Ele, então, desistiu. Deixou de fazer aulas obrigatórias, mas se interessou por um curso de caligrafia, onde aprendeu tudo sobre as diversas fontes de letras. Aparentemente, saber tipografia não iria acrescentar nada em sua vida. No entanto, Jobs conta que dez anos depois, ele pôde colocar todas as tipografias bonitas em seu primeiro computador Macintosh criado. “Você não pode conectar os pontos olhando para frente, só pode conectá-los olhando para trás. Então, você tem que confiar que os pontos se ligarão no futuro”, falou no final da primeira história aos estudantes.

    Em sua segunda história, Jobs falou sobre amor e perda. Aos 20 anos, ele e um amigo começaram a Apple na garagem de sua casa. Dez anos depois de fundada, a Apple se tornou uma empresa de US$ 2 bilhões. Com o crescimento, Jobs contratou uma pessoa que ele considerava talentosa para ajudá-lo. Após uma briga sobre o futuro, o Conselho de Administração da empresa ficou a favor do outro funcionário e contra Jobs, que foi demitido. “Eu havia sido rejeitado, mas continuava apaixonado”, revelou durante o discurso. Sendo assim, começou de novo. Nos cinco anos seguintes, ele fundou a NeXT e comprou a Pixar (que mais tarde foi comprada pela Walt Disney). O futuro da NeXT foi ser vendida para a Apple e, assim, Jobs voltou para a empresa da Maçã. No discurso, Jobs diz sobre a importância de ter sido demitido da Apple: “Foi um remédio horrível, mas acredito que o paciente precisava”. Em seguida, conta o caminho para o sucesso: “A única maneira de se fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se ainda não o encontrou, continue procurando. Não se acomode”.

    No final do discurso, Jobs conta a terceira história, que é sobre a morte. Antes de contar sobre o diagnóstico de câncer no pâncreas, Jobs fala aos estudantes: “Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira para se evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Não há razão para não seguir seu coração”. Depois de realizar o exame em 2004, o médico disse a ele que o tipo de câncer que ele tinha provavelmente era incurável e que teria apenas alguns meses de vida. No mesmo dia do diagnóstico médico, Jobs foi submetido a uma biópsia e se descobriu que o câncer que tinha era curável com cirurgia. Ele, então, a fez. “Este foi o mais próximo que eu estive de encarar a morte, e eu espero que seja o mais próximo que eu chegue por mais algumas décadas”, afirmou. Em seguida, Jobs aconselha os estudantes: “Seu tempo é limitado. Não deixe que a opinião dos outros cale sua própria voz interior. Tenha coragem de seguir seu coração e intuição”.

  5. Rocco Says:

    “A única maneira de se fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se ainda não o encontrou, continue procurando. Não se acomode”.
    É uma afirmaçao perigosa, pois é extremamente desmotivante. Se assim fosse, quem iria fazer o trabalho “sujo”? Garis amam o que fazem? Faxineiros que lavam banheiros públicos amam o que fazem?
    O importante é gostar de fazer bem, seja lá o que for.
    Mas, fora essa “bola fora”, o cara era fantástico!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: