O brasileiro se protege de si mesmo

Naquele post sobre o cigarro comentei no final que o brasileiro tem uma mania de se proteger de si mesmo. Pensei até em fazer um ou outro post a respeito. Aí então a Veja da semana veio com uma reportagem bem oportuna, que fala sobre a criação absurda de leis que infernizam a vida dos cidadãos. Vejam um ótimo exemplo abaixo. Volto em seguida.

NOVO PADRÃO DE TOMADAS ELÉTRICAS – RESOLUÇÃO 11, DE 2006, DO CONMETRO
Situação: em vigor.

O que determina: os aparelhos de uso doméstico, fabricados no Brasil ou importados, têm de ser equipados com um novo tipo de plugue, de dois ou três pinos e formato diferente do de qualquer outro no mundo.

O absurdo: o mais simples e eficaz seria adotar o modelo americano, que se espalhou pelo planeta e equipa todos os aparelhos importados. Mas a idéia foi enlouquecer os brasileiros e nos obrigar a usar uma tomada “jabuticaba”, que só existe aqui. A substituição de todas as tomadas de uma casa de tamanho médio custa 400 reais. O terceiro pino, o do fio terra, é inútil em casas antigas sem aterramento. O Inmetro recomenda que se levem os aparelhos antigos a um eletricista para a troca de plugues. Mais chateação.

Retornando.

E sabem o porquê de tudo isso? Pra a gente não tomar choque.

Anúncios

5 Respostas to “O brasileiro se protege de si mesmo”

  1. Passei por isso recentemente.Na reforma do meu novo cafofo gastei somente os 400 merréis pq eu mesmo troquei a porra toda!Aprendi na marra já que o eletricista queria a “bagatela” de 550 contos pra fazer isso . Inútil medida pois,a exemplo do que o mendigo disse,meu prédio é velho e não tem aterramento,mas como a patroa queria tudo novinho e combinando…mifu!

  2. PHYODA Says:

    That’s foda.

  3. Ananke Says:

    Pois eu comprei um monte de adaptador e serrei o fio terra de tudim. Gambiarra da melhor qualidade, senhoras e senhores.

  4. Rocco Says:

    Moral da história: Os americanos estão sempre certos e nós sempre errados. Aprendam de uma vez por todas!

  5. Mas aqueles pinos chatos que os americanos usam são piores que os do nosso padrão, os transformadores,quando estão na ponta servindo também como tomada,sempre ficam um pouco frouxos,pendurados. Só acho escroto esse padrão novo por causa do 3º pino para aterramento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: